Mais 203 linhas de ônibus do DF deixam de aceitar dinheiro nesta quinta-feira
Published On: 13/11/2024 11:15
Medida visa aumentar a segurança e acelerar a digitalização do transporte público, exigindo que passageiros adotem o uso de bilhetagem eletrônica
A partir desta quinta-feira (14), mais 203 linhas de ônibus do Distrito Federal passam a aceitar apenas pagamentos via cartões de transporte. A medida, anunciada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), é parte de uma estratégia para aumentar a segurança de passageiros e motoristas, reduzindo a circulação de dinheiro em espécie dentro dos veículos. Com isso, somam-se 503 linhas operando exclusivamente por meio de bilhetagem eletrônica, representando um avanço na digitalização do sistema de transporte público.
A decisão da Semob visa diminuir o número de assaltos e outras ocorrências de segurança nos ônibus, além de agilizar o embarque e melhorar a organização do fluxo de passageiros. A adaptação ao novo sistema, no entanto, demanda um planejamento dos usuários que ainda utilizam dinheiro, que precisarão adquirir o cartão de transporte ou utilizar alternativas como o QR Code. A recarga dos cartões pode ser feita em terminais de autoatendimento, pela internet, e até mesmo em estabelecimentos comerciais credenciados.
O secretário Valter Casimiro destacou que a transição é gradual e parte de um projeto de modernização do transporte público, que visa integrar também o uso de novas tecnologias nos próximos anos.