Animais silvestres voltam à natureza no DF
Compartilhar
Mais de 65% dos animais resgatados passaram por reabilitação e foram devolvidos ao seu habitat natural no primeiro semestre de 2025
No primeiro semestre de 2025, mais de 65% dos animais silvestres recebidos nas unidades especializadas do Distrito Federal foram reabilitados e devolvidos ao seu habitat natural. O dado representa um avanço nas ações de preservação da fauna local, lideradas pelo Cetas do Ibama e pelo Hospital de Fauna Silvestre (Hfaus), da Secretaria do Meio Ambiente.
Das 3.806 ocorrências registradas, 2.493 resultaram na soltura dos animais após cuidados clínicos e readaptação. O processo envolve desde resgates feitos pela Polícia Militar Ambiental até entregas voluntárias por cidadãos que encontraram animais machucados ou mantinham espécimes irregularmente em cativeiro.
O Hfaus, considerado referência no país, atendeu 787 animais no período, quase o dobro do registrado no ano anterior. A estrutura conta com veterinários, biólogos e tratadores, que garantem suporte técnico durante todas as etapas da reabilitação.
Além de devolver os animais à natureza, a atuação integrada também combate o tráfico e incentiva a entrega voluntária, sem punições, de espécies silvestres em situação irregular. Onças, aves, répteis e outros exemplares fazem parte desse esforço coletivo de preservação ambiental.